Comunicação e Exportação

 

A comunicação no contexto da exportação é uma área de trabalho muito rica. Envolve as questões relacionadas com as línguas e também as questões culturais. Para ter uma ideia da temática, pode ver uma entrevista minha na RTP2, no programa Entre Nós: Parte I e Parte II.

Para uma abordagem mais pragmática, especialmente para exportadores que desejem ter uma noção clara do que a Comunicação de Exportação implica, visite o EasyTrader, uma aplicação desenvolvida no Projecto REFLECT, da autoria de Stephen Hagen e cuja versão portuguesa é da minha responsabilidade.

O meu trabalho neste domínio desenvolveu-se ao longo de duas linhas: uma de investigação académica, outra de colaboração com diversas entidades, com o objectivo de reverter para a comunidade os potenciais benefícios dos métodos e resultados da investigação científica. As duas principais entidades foram o IAPMEI e a AEP .

É esta a área de investigação científica em que se insere a minha Tese de Doutoramento defendida em 27 de Julho de 2007 na Universidade Aberta, com a orientação da Professora Catedrática Aposentada Maria Emília Ricardo Marques e do Professor Doutor Stephen Hagen, então Director do Centre for Research, Innovation and Graduate Studies da University of the West of England. A tese é intitulada:  “Línguas e Culturas nas Comunicações de Exportação: Para uma Política de Línguas Estrangeiras ao Serviço da Internacionalização da Economia Portuguesa”. Está à disposição para consulta integral no Repositório Aberto da Universidade Aberta. A tese aborda a Comunicação na Exportação no quadro teórico da área científica de Política de Língua e Planeamento Linguístico.

A maior parte das actividades nesta área foram desenvolvidas ao abrigo de  diversos Projectos parcialmente subsidiados pelo Programa Leonardo da Vinci, que estão discriminados numa página especial dedicada aos Projectos Europeus.

Fui igualmente o organizador de dois seminários internacionais, o mais recente teve lugar a 27 de Outubro de 2008: “SIECE – Seminário Internacional “Comunicações de Exportação“. Neste Sítio poderão encontrar muita informação actualizada sobre a situação actual da investigação, assim como da implementação de diversos instrumentos, como a Auditoria às Comunicações de Exportação. Pode ver aqui um resumo em vídeo das comunicações do SIECE

Já anteriormente fui o organizador do “SILCIE – Seminário Internacional “Línguas e Culturas para a Internacionalização da Economia”, que se realizou no dia 15 de Outubro de 2004 no Auditório da AEP, [página da AEP], em Leça da Palmeira. Desenvolvi também o respectivo sítio na Internet onde estão acessíveis as comunicações apresentadas no Seminário.

Igualmente de relevo nesta área, as minhas publicações:
Hagen, S., & Salomão, R. (Eds.). (2003). Estratégias de Comunicação das Empresas Exportadoras. Lisboa: Universidade Aberta.

Salomão, Ricardo. (2009). Comunicação Internacional de Negócios: Lusofonia, Oportunidades e Desafios. Apresentado no I Congresso Internacional Portugal/Brasil em http://www.cporbr.ubi.pt/ e publicado na Revista Ubiletras 02Obter apenas o artigo pdf.

Scroll to Top