BEM VINDOS !
Aqui podem ter acesso a trabalhos meus ou nos quais colaborei. Os meus interesses profissionais estão divididos nas três grandes áreas do menu horizontal acima deste texto. Para consultar os meus trabalhos nessas áreas, basta clicar numa delas. No entanto, a exploração dessas grandes áreas levou-me a abordar temáticas mais diversificadas. Nesta coluna pode encontrar os meus trabalhos organizados através dessas temáticas. O tamanho das letras reflete a quantidade de artigos existentes em cada uma delas. Finalmente, é possível comentar cada item, favorecendo a interação entre interessados. E ainda uma coisa completamente diferente!
PARTILHE…
TEMAS
TÓPICOS (Páginas)
-
Artigos recentes
Category Archives: Cultura de Pescadores
Conferência “O Povo das Dunas”

Teve lugar na passada terça feira dia 10 de janeiro de 2017, no Auditório Costa da Caparica, uma conferência minha intitulada “Costa da Caparica: O Povo das Dunas”. Para quem não esteve presente e se interessa por esta temática, aqui fica o registo vídeo da sessão, feito por Nuno Ramos e Henrique Nabais, a quem aproveito desde já por agradecer.
Posted in Cultura de Pescadores
Leave a comment
Entrevista com Mestre Gadelha

Mestre Gadelha, tal como é conhecido este Mestre Barqueiro e os seus ascendentes até à memória alcançar, trabalha em Seixo, Mira na construção dos barcos tradicionais, dos moliceiros aos Barcos de Mar, passando pelo tradicional Meia-Lua da Costa da Caparica. Uma vez que já saiu o meu artigo (Salomão, Ricardo. (2014). Meia-Lua: O Saveiro da Costa da Caparica. MUSA, museus, arqueologia & outros patrimónios(4), 261-272.) onde prometia a divulgação integral desta entrevista, aqui fica. Mestre Gadelha foi o construtor do Meia-Lua que está na praia atrás da lota da Costa da Caparica, junto aos alvéolos dos pescadores. Por sinal, um barco que, lamentavelmente, se está a desfazer…
Posted in Cultura de Pescadores
Leave a comment
O Meia Lua da Costa e o Barco de Ur

Tenho ouvido algumas vezes a referência ao famoso Barco de Ur e a sua possível relação com o Barco de Mar, ou Meia Lua, aqui na Costa da Caparica. Uma dessas referências encontrei-a na Revista da Armada, da autoria do Dr. Manuel Leitão (Leitão, 2002), que identifica a origem desta relação com a Suméria devido à similitude entre o Meia Lua e a miniatura que se mostra na imagem. Esta miniatura em prata, constitui um dos dois barcos da parcela PG 789, recolhida no Túmulo Real de Ur, da coleção de objetos sumérios recuperados pelas escavações arqueológicas de Sir Leonard Woolley, nas décadas de 20 e 30 do século XX, … Ler mais…
Posted in Cultura de Pescadores
Leave a comment
O Povo das Dunas

Uma comunicação que apresentei no Colóquio Saberes Interculturais – Ambiente e Gentes do Litoral: Brasil, Moçambique e Portugal a 19 de maio 2012 na Universidade Aberta, em Lisboa. Organizado pelo CEMRI. A Comunicação: O Povo das Dunas O Cartaz do Evento: coloquio_lisboa_maio_de_2012
Posted in Cultura de Pescadores
Leave a comment
Palheiros da Costa da Caparica

Este artigo destinou-se a apoiar o Fórum Costa da Caparica: Em Defesa da Cultura Popular, realizado no Hotel Costa da Caparica a 27 de Novembro de 2010, e a cuja Comissão organizadora pertenci. Palheiros da Costa da Caparica Em Defesa da Cultura Popular
Posted in Cultura de Pescadores
Leave a comment
Cultura Avieira

Tenho trabalhado este tema há relativamente pouco tempo, pelo que esta área ainda está em construção. Tudo começou com uma epifania exactamente no ponto onde esta foto foi tirada e tendo esta bela casa – um palheiro – de pescadores avieiros como tema. Falava eu com um pescador avieiro, que mora um pouco mais abaixo nesta rua. O Sr. Manuel José Pelarigo. Esta conversa, casual, sobre esta casa, que estava à venda, como a tabuleta no alpendre anuncia, sobre a aldeia e sobre os avieiros, vieram despertar em mim – e já não era sem tempo! – uma repentina compreensão do imenso tesouro que a cultura dos pescadores traz à … Ler mais…
Arte-Xávega 1984
Em 1984 (não tenho a certeza da data) publiquei um trabalho no Jornal de Letras sobre a Arte-Xávega na Costa da Caparica. Só neste verão de 2011 tropecei de novo nesse artigo. Ainda está escrito à máquina, com as rasuras normais que a tecnologia da época implicava. Além da peça sobre a Arte-Xávega, tinha também uma caixa sobre o naufrágio do Pensativo, além de uma fotografia minha. Curiosamente, ainda tenho o negativo e uma prova de contacto que aqui publico… Para ler o artigo clique aqui.